02.06.2023 - Projeto distribui cestas básicas para idosos
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realiza a entrega de cestas básicas aos idosos em situação de vulnerabilidade social. O recurso para a aquisição é oriundo de convênio realizado entre a Administração Municipal e Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social.

O valor do repasse por parte do governo do Estado foi de R$ 28 mil, referentes ao projeto “Cuidado e Cidadania à Pessoa Idosa Prioritária” e a contrapartida de R$ 7 mil do município. Serão beneficiadas pessoas com idade de 60 anos ou mais, sendo um kit por família. A entrega ocorre direto em casa pela equipe do CRAS.

Para saber

O repasse da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social é proveniente do Fundo Estadual da Pessoa Idosa (FUNEPI), a partir de critérios definidos pelo CEI-RS e baseados no Índice de vulnerabilidade municipal aos impactos da Covid-19, elaborado pelo Comitê de Dados Covid-19.

O índice contempla os diferenciais de perfil demográfico, de incidência de fatores de risco, de pobreza e de desenvolvimento relativo como vulnerabilidades estruturais aos efeitos da pandemia de Covid-19. O projeto não tem nenhuma relação com os prejuízos causados pela estiagem.

Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação