HISTÓRIA DA CIDADE DE CANUDOS DO VALE

A colonização no município de Canudos do Vale aconteceu a partir de 1800, inicialmente por imigrantes alemães. A partir de 1917 houve a chegada de imigrantes italianos.

Estas duas são as etnias que compõem a formação básica de nossa população que conta também com uma pequena participação de descendentes africanos. Registros indicam que no início da colonização, em 1895, a firma de Bento Rosa Coutinho adquiriu e efetuou a medição de lotes na então chamada Forquetinha Superior.

Os lotes foram medidos no sentido norte-sul, porém seu desenvolvimento foi muito moroso devido à região ser montanhosa e o solo, pouco fértil.

Em função do pouco sucesso deste loteamento, foi determinada, mais a leste, outro loteamento que, para facilitar, ocorreu no sentido nordeste-sudeste. Em meio aos dois loteamentos, houve uma grande sobra de terras estreitas ao sul e larga ao norte, em forma de cone.

Esta sobra foi adquirida pela firma Eichenberg & Schaan, que a colonizou em 1903, sob a denominação de Canudos. Sob o nome de Canudos, esta localidade foi elevada à condição de Distrito pela lei nº 95, em janeiro de 1949, pelo então prefeito de Lajeado, Hugo Oscar Spohr.

Como município, não foi possível adotar o nome de Canudos, uma vez que já havia, no nordeste brasileiro, uma cidade com este nome. Consultada, a população optou pelo nome de Canudos do Vale, pela localização geográfica de sua sede.

O município de Canudos do Vale, instalado em 01 de janeiro de 2001, foi regulamentado pela lei estadual nº 10755, de 16 de abril de 1996.

Significado do nome

Devido à forma diferente de medição utilizada, a terra era dividida em lotes que tinham o formato de um canudo que se afunilam.