02.06.2023 - XXI Encontro Regional da Saúde Mental
Na sexta-feira, dia 26, ocorreu o XXI Encontro Regional da Saúde Mental no Centro Social Urbano, em Roca Sales. O evento, que teve seu início às 9h da manhã, contou com a participação de aproximadamente mil pessoas envolvidas na atividade. Promovido por uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, de Lajeado.

Conforme a enfermeira Jaina Heberle, o encontro teve como objetivo ampliar e fortalecer a discussão sobre a Reforma Psiquiátrica e as diferentes formas de cuidado oferecidas na região, reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelas equipes em seus territórios e proporcionar um momento de integração, reflexão, diversão e cultura para usuários e todos os envolvidos na rede de atenção psicossocial.

Ainda participaram o psicólogo Patrick Lazzarotto, a enfermeira Bruna Corbellini, a oficineira Jaqueline Ferla, a servidora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Silvana Schmidt e os integrantes da oficina terapêutica.

Cerca de 33 municípios do Vale do Taquari marcaram presença no evento. A programação do XXI Encontro Regional da Saúde Mental incluiu apresentações durante a manhã, oficinas, seguido de um almoço e, à tarde, um baile.

Para saber

O evento de saúde mental teve seu início no município de Lajeado no ano 2000, com a presença de apenas 30 pessoas. Ao longo dos últimos 23 anos, o evento teve uma aceitação significativa, atraindo um número cada vez maior de participantes na temática da saúde mental.

Essa evolução demonstra o crescente interesse e reconhecimento da importância desse assunto na região.

Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação