20.10.2021 - Horta possibilita construir hábitos saudáveis
Incentivar o hábito de ingerir frutas, legumes e verduras são essenciais para que crianças se desenvolvam adequadamente e se tornem adultos saudáveis. Essa preocupação com a educação alimentar já na primeira infância é constante na Escola de Educação Infantil Doce Infância.

Segundo a nutricionista Eloisa Zanatta a horta proporciona à escola um cardápio mais variado e, ao mesmo tempo, auxilia na educação nutricional dos alunos. Contribui com a introdução de uma alimentação saudável, fazendo com que eles participem de todo processo de cuidado para obter um alimento de verdade, livre de agrotóxicos, mantendo um cardápio escolar rico em cores e sabores.

“Legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, e devem estar presentes todos os dias nas refeições, pois contribuem para uma boa saúde e protegem contra o aparecimento de várias doenças. Rica fonte de carboidratos é importante para o crescimento e desenvolvimento da infância.”

Opção mais nutritiva

Outro objetivo da ação é estender o interesse às famílias, para que façam também em casa sua horta saudável e nutritiva, cultivem seus alimentos e consumam de maneira regular e consciente. “Assim eles obtém alimentos orgânicos, com maior teor de nutrientes benéficos à saúde."

Para a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Ana Paula Dalmoro Villa ter uma alimentação saudável é essencial para uma boa qualidade de vida em todas as fases do crescimento.

“Influencia também diretamente ao rendimento do aluno e claro faz bem à saúde. Importante os pais também continuarem esta tarefa em casa e incentivar o consumos destes alimentos, muito mais nutritivos.”

Foto e Texto Giovane Weber/ FW Comunicação