13.10.2021 - Campanha de multivacinação em crianças e adolescentes
Durante todo o mês de outubro é realizada a Campanha de Multivacinação em Crianças e Adolescentes com menos de 15 anos. Essa é a oportunidade em que os pais poderão atualizar em um único dia, a Caderneta de Vacinação, de seus filhos. Ao todo, 18 vacinas serão disponibilizadas à toda população.

Segundo a coordenadora e enfermeira Marisa Barcella o coronavírus alterou a rotina de todos, e em razão da pandemia, muitos pais deixaram de vacinar os seus filhos. “Estamos bem esperançosos com esta campanha e pedimos aos pais que procurem a Unidade de Saúde.”

O Posto de Saúde fica aberto diariamente das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h. O secretária de Saúde, Habitação e Assistência Social, Rogério Primaz, alerta sobre a importância da imunização como uma forma de garantir o controle e eliminação das doenças imunopreveníveis como, por exemplo, da pólio, rubéola e da síndrome da rubéola congênita.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece 18 vacinas para crianças e adolescentes.

Vacinas disponíveis

Para crianças

BCG;
Hepatite B;
Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativada);
Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada);
Rotavírus humano G1P1 (VRH);
DTP+Hib+HB (Penta);
Pneumocócica 10 valentes;
Meningocócica C (conjugada);
Febre Amarela (Atenuada);
Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR);
Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV);
Hepatite A (HA);
Difteria, Tétano, Pertussis (DTP);
Difteria, Tétano (dT);
Papilomavírus humano (HPV);
Varicela, pneumocócica 23-valente (Pncc 23*) vacina indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade.

Para adolescentes

Hepatite B (HB recombinante);
Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada);
Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR);
Papilomavírus humano (HPV);
Meningocócica ACWY (conjugada);
Pneumocócica 23-valente (Pncc 23) vacina indicada para população indígena.

Foto Divulgação e Texto Giovane Weber/FW Comunicação