05.12.2022 - Palestra sobre “Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha (NFG)”
O Setor de Tributação juntamente com os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Hugo Oscar Spohr realizou uma palestra com o tema “Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha (NFG).”

O assunto foi abordado pelo fiscal Municipal Maiquel Pelegrini com o intuito de explicar aos alunos a importância de pedir a Nota Fiscal no ato da compra, pois a mesma retorna em serviços à sociedade, tipo: manutenção de Escolas, merenda, transporte escolar, pagamento de salários, luz, água, atendimento em saúde, manutenção de vias públicas rurais, iluminação pública, segurança, ações de serviços sociais entre outros.

Foi apresentado também o Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) para alunos, a fim de incentivá-los a fazer o cadastro do CPF no site nfg.sefaz.rs.gov.br e adicioná-lo nas futuras compras, para o aumento da arrecadação, concorrer a prêmios mensais em dinheiro Municipal e Estadual, ganhar descontos no IPVA e ajudar à Entidades Sociais.

Orçamento Municipal

Silvino Huppes falou sobre o orçamento municipal, de quanto é aplicado em cada área (saúde, educação, obras, agricultura e demais setores) e evidenciou a força do setor primário através da movimentação financeira registrada nos talões de produtores. Ainda explicou o retorno de cada segmento como aves, suínos, leite, tabaco entre outros.

Foto e texto Giovane Weber/FW Comunicação