25.11.2021 - Programa auxilia na inseminação de bovinos e suínos
Entre os incentivos concedidos aos produtores do município estão o de atendimento veterinário e inseminação artificial para bovinos e suínos. O serviço é prestado por uma empresa contratada.

Na área da inseminação estão disponíveis diversas raças, de corte e produção leiteira: Holandês, Holandês Red, Holandês Sexado, Jersey, Jersey Sexado, Gir Leiteiro, Guzerá, Nelore, Nelore Pintado, Indubrasil, Angus, Angus Red, Senepol, Hereford, Brafort entre outras.

Pelo programa o município custeia o deslocamento e o produto paga o sêmen, cuja valor varia de R$ 40 a R$ 130, dependendo da dose. O atendimento é feito de segunda a domingo de meio dia.

Conforme o secretário da Agricultura, Marcos Bergmann, é importante o produtor se organizar e observar o início do cio para agendar o horário. “O ideal é fazer a chamada entre 6h e 15h30min. Logo após fica complicado para realizar o procedimento.”

O telefone de contato é (051) 9.8591-3627 (WhastApp).

Veterinário

Os serviços prestados pelo médico veterinário Luciano de Abreu podem ser solicitados pelo telefone (51) 9.8515-4555 (APENAS CHAMADAS) ou (51) 9.8530-7967 (WhatsApp).

Pelo programa de incentivo a Secretaria da Agricultura paga o custo do serviço realizado e da consulta. Já o produtor arca com as despesas dos medicamentos.

Foto e Texto Giovane Weber/FW Comunicação