25.11.2021 - Educação amplia atendimento em turno integral
A partir de 2022, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, organiza uma série de mudanças no projeto de Turno Integral na Escola de Ensino Fundamental Frei Vicente Kunrath.

Segundo a secretária Ana Paula Dalmoro Villa, entre as novidades está a inclusão de alunos cujos pais têm talão de produtor. “É uma forma de valorizar quem gera a maior parte da arrecadação municipal e trabalha diariamente na lavoura. Estes também necessitam de apoio para deixar seus filhos em um local seguro durante o dia e ainda terem a oportunidade de qualificar a aprendizagem e participar de atividades lúdicas e recreativas.”

Antes eram atendidos somente alunos onde os responsáveis tinham emprego fixo. “É uma forma de estender este projeto para todos, desde que comprovem que trabalham ou tenham alguma ocupação, independente do setor.”

Entre as atividades a serem oferecidas estão oficinas de dança, música, informática, atividades físicas, esportivas, culinária, hora da leitura, teatro, entre outros. As aulas serão acompanhadas de profissionais da área da educação.

Serão concedidas aulas de reforço para cada turma. “É uma oportunidade para qualificar o aprendizado prejudicado durante a pandemia. Apesar de todo trabalho feito, muitos alunos tiveram dificuldades de acompanhar tudo e assim poderão melhorar seu desempenho.”

Ambiente seguro

De acordo com a diretora Viviani Martini quem participa do projeto estará em um ambiente seguro e bem cuidado. “Como muitos pais trabalham tanto em empresas ou mesmo na lavoura, não tem quem possa cuidar deles.”

Os alunos estudam pela parte da manhã. Ao meio dia almoçam no colégio, descansam e depois participam das oficinas. Durante a tarde serão servidos dois lanches, totalizando cinco a quem permanece o dia inteiro no colégio.

Na hora de matricular os filhos na Escola de Ensino Fundamental Frei Vicente Kunrath os pais podem optar em deixá-los frequentar o Turno Integral somente por um dia (aula de reforço) ou os quatro também durante todo ano.

“É uma condição primordial para a gente se programar quanto ao quadro de professores, alimentação, espaço físico, organização das atividades, material escolar necessário para realização dos trabalhos.”

A matrícula regular é obrigatória, porém a participação dos filhos no projeto é opcional de cada família.

Foto e Texto Giovane Weber/FW Comunicação