11.05.2025 - Inauguração da ponte central: Um momento histórico para Canudos do Vale
Quase um ano após a histórica cheia de maio de 2024, a manhã deste sábado, 26 de abril, foi marcada por um momento emocionante para a comunidade de Canudos do Vale. Foi inaugurada oficialmente a nova Ponte Central “União e Reconstrução”, no centro do município, restabelecendo a ligação sobre o Arroio Forquetinha, destruída pelas enchentes que impactaram intensamente a região em 2024.
A estrutura, com 70 metros de comprimento e construída em nível mais elevado que a anterior, devolve segurança e mobilidade à população. Mais do que isso: se tornou um símbolo da força, da união e da superação dos canudenses diante dos desafios enfrentados.
Os primeiros veículos a cruzar a nova ponte foram o carro da Brigada Militar, uma ambulância e um caminhão com uma banda, simbolizando respectivamente a proteção, a vida e a alegria, num momento que ficará para sempre na memória da comunidade.
A obra foi viabilizada com recursos federais repassados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e contou também com investimentos próprios do município.
Durante o ato, o Secretário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen, parabenizou o município pela agilidade e eficiência.
Em seu pronunciamento, o prefeito Maico Juarez Berghahn emocionou-se ao lembrar das dificuldades após a enchentes de maio e que seu primeiro ato como vice-prefeito na época, foi protocolar o pedido de recursos junto à Defesa Civil Federal, que resultou no repasse de R$ 3.276.000,00 para a execução da obra. Ele também fez questão de citar e agradecer a administração anterior, da qual foi vice-prefeito, que iniciou o processo da nova ligação.
“Esta ponte passa a ser um símbolo da reconstrução e também um ponto turístico que ficará marcado em nossas memórias. Agradeço a todos que contribuíram para esta realização”, declarou Maico.
Centenas de pessoas prestigiaram a inauguração.