26.04.2024 - Profissionais abordam o tema autismo em reunião
Sob coordenação da equipe do Centro de Atendimento em Saúde (CAS), voltado às necessidades específicas das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de Encantado, foi realizada uma reunião para discutir o assunto.

Foram abordados os principais sintomas que incluem dificuldades na comunicação social, interesses e comportamentos restritos e repetitivos, hipersensibilidade a estímulos sensoriais, entre outros. Outro aspecto debatido foi o tratamento, o qual envolve uma abordagem multidisciplinar, com terapias como a terapia comportamental, fonoterapia, terapia ocupacional e acompanhamento psicológico.

Essa troca de conhecimento busca desenvolver habilidades sociais, de comunicação e autonomia, além de lidar com os desafios sensoriais e comportamentais que muitas vezes acompanham o espectro autista.

“A busca por ajuda profissional é fundamental, pois permite um diagnóstico preciso e o acesso a serviços e recursos essenciais para o desenvolvimento da pessoa com autismo. Quanto mais cedo o diagnóstico e o início do tratamento, melhores serão as chances de a pessoa alcançar seu pleno potencial e uma melhor qualidade de vida”, destaca a coordenadora e enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Jaina Heberle.

Participaram do encontro profissionais de saúde, conselheiros tutelares e integrantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).